Trapped Dead

01/09/2012


Pois é galera, vocês ainda não sabiam... Mas eu sou um zumbi-maníaco. Adoro The Walking Dead (série), Highschool of the Dead (anime), Sanka Rea (anime), Left 4 Dead 1 e 2 (jogo), Dead Trigger (jogo), Dead Horde (jogo) e claro, ADORO Trapped Dead!

Trapped Dead não é aquele jogo que você joga pelo gráfico maravilhoso e sim pela jogabilidade. Embora os gráficos sejam simples, ele tem seu próprio charme e na hora das "cinematics", a história é contada em estilo quadrinho, claro, com o traço característico do desenhista do jogo.


Vamos a uma história resumida:
Trapped Dead procura abordar a tensão e o terror comum aos filmes de zumbi da década de 1980. Sua história acontece em uma cidade do interior dos Estados Unidos – onde o vírus surgiu – e aborda a luta pela sobrevivência de quem não foi contaminado e deseja encontrar uma maneira de fugir desse inferno infectado.

O nome da cidade é Hedge Hill e fica próxima à cidade do Kansas. Sua culpa na contaminação é devido ao plantio de milho geneticamente modificado. Este gerou uma nova espécie de vírus, que sofreu mutações e infectou animais. O primeiro caso em humanos foi devido a uma mordida de cachorro. A partir daí, a infecção se alastrou rapidamente e em pouco tempo quase a cidade inteira estava repleta de zumbis.

O jogo começa com dois universitários sem gasolina, que resolvem parar pra abastecer, enquanto um espera no carro o outro (você) vai procurar algum funcionário no posto e é aí que você se depara com o primeiro zumbi, o qual está se deliciando com um corpo no chão. Você o mata e a história segue, ao retornar ao carro você vê mais um zumbi atacando seu amigo, que é mordido, e então você entra no carro e vai correndo levá-lo ao hospital mais próximo.

Tipos de armas:
Existe uma grande variedade de maneiras para derrotar os zumbis que tentam comer seu cérebro. De curta distância, as armas são um taco de beisebol, um machado, uma katana e uma serra elétrica. Para atirar, é possível usar: besta, pistola automática, Colt, escopeta e rifle sniper.

Além dessas, também há como usar um provocador para atrair os zumbis sem causar dano, uma granada para atingir em área e um saco de sangue: jogue-o sobre um zumbi para fazer os demais acharem que ele é um alvo comestível!


De volta a análise do jogo:
O estilo desse jogo é tático, você TEM QUE pensar em todos os seus movimentos antes de botá-los em prática e quando chegar a hora de usar a estratégia formulada, paciência e calma são essenciais. Caso você acabe se afobando todo seu grupo pode correr perigo.

O que facilita a formulação das estratégias é que você pode ver o mapa inteiro. A câmera é por cima, o que te fornece uma visão bem ampla. Você pode navegar pelo mapa todo antes de fazer qualquer coisa, mas não pode ver dentro das casas, pra isso você deve entrar.

Uma coisa que é importante ressaltar é que todo personagem também tem stamina que é "perdida" quando você corre por muito tempo ou quando você ataca muitas vezes. Ou seja, caso tenha muitos zumbis te perseguindo, o mais inteligente a se fazer é ou usar uma arma de fogo ou posicionar seus personagens lado a lado com armas corpo-a-corpo e esperar até que os zumbis venham até você pra preservar stamina. Uma vez que ela chega a zero você para de atacar o que te torna um lanchinho pros zumbis, então tome cuidado!


Trapped Dead não é um jogo de ação, nem de tiro, estilo Left 4 Dead, por exemplo. Assim que aparecer um zumbi na sua frente você vai tremer e a adrenalina vai tomar conta e então você vai correr pra posicionar seus personagens em uma estratégia de ataque de última hora. Esse é de longe o jogo de apocalipse zumbi mais real que já joguei. Tudo é escasso, tem que usar a cabeça, tem que ter cautela e fazer de tudo pra sobreviver.

 
Miojo, Barba e RPG © 2012