Primeira Tatoo no Globo Ocular (do Brasil)

19/10/2012


O dia 12 de outubro de 2012 foi marcado pelo primeiro registro de tatuagem no globo ocular no Brasil. Como tô com preguiça de escrever sobre o caso com minhas palavras, coloquei logo abaixo uma breve explicação do site onde encontrei a matéria, dá uma conferida:

A notícia chegou rapidamente ao facebook e confesso que ao vê-la o sentimento de preocupação foi maior do que qualquer outro. Shannon Larratt aparentemente teve a mesma sensação que eu e escreveu que se sentia feliz e igualmente nervoso.
Acho que essa mistura de sentimentos sempre vai existir na comunidade da modificação corporal, a cada novo procedimento que surgir e principalmente variando o seu grau de dificuldade e delicadeza.

Hoje é muito lindo ler os primeiros relatos do Fakir Musafar que nos conta sobre suas experiências corporais e do quanto ficou horas tentando perfurar o próprio pênis nos anos 60. Assim como é bonito ouvir os relatos dos primeiros tongue splits feitos com amarração de fio de nylon. Mas acho que são experiências que entram nesse esquema de sentimento dúbio e que por sorte sabemos hoje que deram certo e que ninguém morreu.

Dito isso, antes de qualquer julgamento moralista demais não podemos nos esquecer do quão tênue é a linha que circunda essa área. A maioria das body mods, que se convencionou chamar de extremas, são procedimentos cirúrgicos. Alguns inclusive fazem uso de anestésicos como bem mostrou o programa Tabu da National Geographic no caso dos implantes subdermais. Como é sabido os profissionais que atuam nessa área da body mods não cursaram medicina – e se fossem médicos a coisa seria mais grave ainda, sendo considerada prática ilegal da medicina – e muito do que fazem hoje, alguns inclusive com grande maestria, aprenderam definitivamente se arriscando ou como dizemos por aqui, na raça. Risco ao outro e a si próprio, podendo chegar ao extremo de tirar ou danificar a vida de alguém pra sempre.

Vamos continuar reforçando o quanto é necessário e importante que se procure um profissional qualificado, que tenha experiência e um bom histórico público para que o seu sonho de modificar o corpo não se torne um pesadelo. Existem cursos possíveis (biossegurança, enfermagem, primeiros socorros, etc) que podem aprimorar o trabalho desses profissionais e os que fazem e passam por esses cursos não receiam em mostrar ou falar sobre.


Sobre o procedimento feito a poco tempo no Brasil conversamos com o receptor, Jefferson Silva, e o profissional que fez a plicação, Rafael Leão.

Jefferson, 22 anos, nos contou que decidiu fazer os seus olhos há um mês. Disse que não teve receio algum sobre os riscos, mesmo sabendo que seria o primeiro procedimento de Rafael. Ambos decidiram por fazer apenas um olho pra ver qual será o resultado e depois preencher os dois. Questionamos sobre a questão da dor no procedimento e Jefferson nos disse que a sensação é de muita pressão no olho e que ainda agora sente um desconforto.
- Adaptado de frrrkguys

Abaixo tem um trecho de um documentário (em inglês e sem legenda (não achei o documentário completo)) que conta como começou essa história de tatuar os olhos:


Tenso! Vale ressaltar que qualquer erro pode te levar à cegueira.

E pra finalizar... um vídeo do procedimento sendo feito (tenha estômago forte! ASASUHASUHASUASUHAUH):

 
Miojo, Barba e RPG © 2012