Review de One Piece

01/09/2012


A história começa com a execução do rei dos piratas, Gol D. Roger, que antes de morrer diz ao mundo inteiro que seu tesouro (O One Piece) está esperando por quem quiser pegá-lo, na última ilha da Grand Line. Com isso começa a Grande Era dos Piratas, homens de todo lugar do mundo içam suas velas em busca do grande tesouro. Entre eles se encontra o personagem principal da história, Monkey D. Luffy, um adolescente 120% inconsequente e com sede de aventura. Em seu ingênuo modo de pensar ele diz só precisar de uma boa tripulação e o resto ele resolve, ele vai se tornar o rei dos piratas e não há ninguém no mundo que possa pará-lo, e ai de quem o tente. Ele começa a história sozinho, mas aos poucos vai montando sua tripulação com personagens quase tão problemáticos como ele.


  A forma com que os personagens de One Piece são trabalhados é de se admirar. Cada personagem é único, cada qual com seu perfil, suas qualidade e seus defeito, principalmente os protagonistas. Outra coisa a se destacar é que mesmo com centenas de personagens o autor não esquece de nenhum deles, personagens que apareceram no capítulo 30 voltam a aparecer no 500, eles são reutilizados, mas se engana quem pensa que isso vêm da falta de criatividade, muito pelo contrário, o autor, Eiichiro Oda, muitas vezes usa até a capa dos capítulos da mangá para contar histórias de outros personagens, mostrando o que aconteceu com ele depois de sair da história principal, pra onde ele foi, com quem ele se encontrou, o que ele fez e até mesmo o porque desse personagem voltar pra história naquelas circunstâncias.

   One Piece começa num rítmo lento, contando a história dos personagens principais. Algumas pessoas que tentam assistir ao anime sem um estímulo de um amigo muitas vezes desistem da série. Isso depois muda, a história começa a ficar cheia de tramas e acaba despertando a curiosidade de cada um. Pra quem gosta de uma história bem feita One Piece é um presente, cada temporada é cheia de reviravoltas e mistérios, o autor não gosta de deixar buracos sem explicação na história e quando ele deixa é proposital, de forma que ele possa trabalhar na deixa que ele deu em um futuro próximo. Um "problema" de One Piece é que pelas temporadas serem um pouco grandes demora um pouco pra chegar na luta aclamada "herói X vilão", mas é claro que quando chega vale muito a pena. As lutas em One Piece não costumam ser aquele clichê onde assim que os vilões são apresentados você já consegue atribuir um dos personagens principais para lutar com cada um deles, como eu já disse antes, é uma história com muitas reviravoltas.

  As histórias em One Piece são tocantes. Elas tratam de assuntos, como discriminação, fome, guerra, solidão, escravidão e até corrupção. Mulheres choram lendo a mangá e homens acabam derramando lágrimas assistindo ao anime onde toda emoção das cenas é trazida à tona  pelo magnífico elenco de Seiyuu. É incrível poder acompanhar o anime desde o começo e ver a evolução de cada personagem e do seu respectivo Seiyuu, eles começam a viver o personagem de tal forma que você acaba sofrendo e se animando junto dele. Ao decorrer da história os personagens principais deixam de ser meros amigos e acabam se tornando uma família, e você acaba sendo arrastado pra esse meio também, você se sente a vontade, como se também fosse parte da tripulação.


  Quem acompanha a mangá de One Piece costuma ter uma relação de amor e ódio com o autor Eiichiro Oda. Isso se dá ao fato dele ser o maior filho da puta da história da humanidade. Ele gosta de terminar os capítulos com uma sombra misteriosa, uma silhueta de personagem, ou qualquer outra coisa que te deixe desesperado por um novo capítulo e nesses mesmos capítulos ele te dá a notícia de que não terá mangá na próxima semana. Isso faz germinar a semente da discórdia no coração do ser humano, mas logo você se deixa perceber a capacidade que a história tem de te prender.

  Os números não mentem, as mangás de One Piece vendem no Japão alguns milhões de exemplares em poucos mêses. A Oricon divulgou o ranking dos mangás mais vendidos no Japão durante o primeiro semestre de 2012. One Piece ficou em primeiro lugar com 13.833.116 cópias, em segundo lugar está Naruto com 3.081.822 e em terceiro Hunter x Hunter com 2.721.003, não tenho nem mais o que dizer.

Enviado por Cláudio Roberto

 
Miojo, Barba e RPG © 2012